Constelação Individual

Muitos clientes acostumados com os grupos de constelações ficam impressionados com a movimentação dos representantes no campo de ressonância e não conseguem entender como o trabalho sistêmico pode ser igualmente efetivo se realizado individualmente no consultório, ou seja, sem a colaboração de um grupo. O objetivo desse artigo é esclarecer como o terapeuta sistêmico realiza atendimentos individuais.

O atendimento individual (online ou presencial) pode ser realizado com diversas técnicas: visualização de imagens, a utilização de figuras como bonecos de playmobil, âncoras de solo, entre outros materiais, sendo igualmente efetivo quanto o trabalho em grupo.

É muito sutil e profundo trabalhar com o olho da mente, diferente do que experimentamos quando trabalhamos com representantes num grupo. O cliente é capturado ao olhar os bonecos em cima da mesa, conseguindo sentir, visualizar e perceber as sensações e sentimentos das pessoas de seu sistema familiar envolvidas naquele determinado assunto, chegando à solução com o auxílio do terapeuta. A eficácia é a mesma do trabalho em grupo. O próprio cliente pode decidir se prefere constelar com apoio de um grupo ou o atendimento individual. A sessão dura aproximadamente 2 horas.

É realizada somente com o cliente e o constelador. Caso o cliente queira trazer alguém junto, como seu terapeuta particular ou um membro da família, é permitido, desde que haja uma orientação prévia por parte desta consteladora. Também realizamos atendimento familiar e consultoria empresarial.

Muitos clientes têm preferência pela constelação individual pela privacidade, por timidez, receio de julgamento das pessoas, por não poder esperar a formação de um próximo grupo e/ou também por ter a atenção do terapeuta exclusiva para ele.

​(Roberta Barsotti)

Compartilhe
WhatsApp
LinkedIn
Facebook

Outros posts

De terapeuta para terapeuta

Acho interessante quando as pessoas glamourizam o ofício do terapeuta, seja psicanalista, terapeuta holístico, psicólogo ou musicoterapeuta e terapeuta sistêmica como eu. Ninguém “é” terapeuta.

Leia mais »
×