O que são as Constelações Sistêmicas?

     As Constelações Sistêmicas são uma intervenção terapêutica breve, fenomenológica e filosófica desenvolvida pelo psicoterapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger.

Essa  técnica terapêutica é fruto de muitas pesquisas que Bert Hellinger realizou em sua busca incessante por uma ajuda efetiva com seus clientes. Ele observou que outros tipos de terapia surtiam efeito limitado em algumas questões e diferenciou questões sistêmicas das questões emocionais.

     As questões sistêmicas dificilmente vêm à consciência num processo tradicional de psicoterapia. Por este motivo que muitas vezes o processo terapêutico "trava" num determinado ponto.

    Bert identificou que dentro dos sistemas - familiares ou não - existem forças que atuam, as quais ele chama de "Ordens do Amor". Essas forças invisíveis atuam como leis que têm a função de trazer equilíbrio dentro de determinado grupo ou clã: lei da hierarquia, lei do equilíbrio e lei da pertinência.

  Se estas leis são desrespeitadas, causa o que Bert Hellinger chama de "emaranhamento sistêmico", causando sofrimento na família: brigas, doenças, perdas, exclusão, separações, entre outras consequências.

  As Constelações podem ser realizadas em grupo nos workshops ou individualmente no consultório. É uma experiência extremamente profunda, que traça um diagnóstico e oferece um caminho para a solução de diversos tipos de sofrimento.

Os emaranhamentos sistêmicos podem se manisfestar de diversas formas, como por exemplo:

- várias pessoas da mesma família com a mesma doença

- tragédias como mortes por acidente, suicídio em várias gerações

- conflitos entre familiares

- comportamentos prejudiciais que resistem mesmo após tentativas de mudança

- desejo eminente de morte ou medo de morrer

- depressão

- brigas por herança

- casamentos fracassados

- dificuldade de prosperar

- distúrbios de comportamentos sem causa aparente

 

"Da colocação familiar resulta uma imagem-esta imagem penetra profundamente na alma. De repente a alma vê: este é o caminho."  - Bert Hellinger

 

 

 

(Roberta Barsotti)