Quando comecei a trabalhar com as Constelações Sistêmicas, a música começou a tocar forte nos meus ouvidos enquanto constelava os clientes. Como musicista e musicoterapeuta, foi inevitável essa linguagem penetrar no mundo fenomenológico de tratar pessoas.

    As Constelações Sistêmicas são intervenções terapêuticas muito profundas e extremamente curativas. A música, por sua vez, também mobiliza emoções profundas além de ser um estímulo altamente complexo a nível neurológico. Por este justo motivo, juntar as duas áreas de atuação foi um caminho certeiro.

   Apesar disso, acredito que a música deve ser utilizada com responsabilidade e conhecimento, pois levar o cliente para um lugar profundo em sua alma e não conseguir trazê-lo de volta com novas possibilidades de cura, pode ser altamente desastroso!

  Como musicoterapeuta, afirmo que a música e os sons, de maneira geral, também podem ser prejudiciais, se não utilizados corretamente. Muitos conteúdos internos do cliente e dos representantes podem surgir ao som de instrumentos musicais. É necessário muita responsabilidade e conhecimento das ferramentas terapêuticas.

  O que venho descobrindo a cada dia de prática profissional, é que o uso da música é um recurso fantástico dentro da Constelação Sistêmica, pois a alma encontra o acolhimento necessário para se expressar em liberdade através dos movimentos que os representantes seguem dentro do campo, adiantando saltos quânticos em direção à cura e incentivando movimentos de reconciliação entre os familiares que estão em desacordo, motivo de tanto sofrimento e doenças. Muitas vezes, só a música é suficiente para colocar algo em movimento, ou seja, sem a necessidade de nenhuma palavra do terapeuta ou do cliente.

Realizo workshops de Constelações com Musicoterapia uma vez ao ano - todo mês de dezembro - sempre com um músico profissional convidado. É um trabalho especial para pessoas que se identificam com música e instrumentos musicais.

 

“Por isso uma força, me leva a cantar..por isso essa força estranha..por isso é que eu canto, não posso parar..por isso essa voz tamanha!” – Caetano Veloso

 

 

(Roberta Barsotti)

Constelações, Música e Musicoterapia

Constelação Familiar em Atibaia - Constelação Sistêmica em Atibaia - Roberta Barsotti - Musicoterapeuta Roberta Barsotti - Consteladora Sistêmica Roberta Barsotti - Workshops de Constelação Sistêmica em Atibaia -